O público presente no lançamento do Movimento Pluralidades, organizado pelo 7º Plenário do Conselho de Psicologia 9ª Região Goiás-Tocantins (CRP-09), superou as expectativas. O evento em prol do idoso, realizado nesta quinta-feira, dia 16 de junho, reuniu cerca de 100 pessoas no Teatro InAcabado, entre psicólogos, estudantes de Psicologia e representantes de entidades que trabalham diretamente com idosos.
“Foi um marco histórico no nosso trabalho a favor do idoso. Iniciativas assim são importantes para que todos percebam que a velhice é uma etapa da vida que todos nós iremos alcançar”, avaliou o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama. O psicólogo elogiou a presença marcante de jovens no evento. Segundo ele, isso reflete uma preocupação dos mais jovens com o bem-estar dos idosos.
A psicóloga Marli Bueno, que é coordenadora do Programa de Gerontologia Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), participou do encontro e debateu com o público o curta-metragem A Poltrona. Durante sua fala ela abordou questões que permeiam a vida dos idosos, como a solidão, a morte, o abandono, o envelhecimento saudável e a qualidade de vida. “Foi um evento muito bom, com um público participativo”, frisou.
Também esteve no lançamento do Movimento Pluralidades a diretora do Departamento do Idoso da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Raquel Mendes, que representou a secretária Célia Valadão. “O evento foi excelente. O filme em especial trouxe uma mensagem muito rica, de despertar para a vida”, destacou.
Na ocasião foram colhidas propostas para as comemorações do Dia Nacional do Idoso, em 1º de outubro. Entre elas a participação do Ministério Público Estadual (MP-GO), Polícia Militar (PM), secretarias estadual e municipal de Saúde, Semas e de instituições de ensino nos futuros debates sobre o direito dos idosos. Também foi proposta parceria entre o CRP-09, a Semas e a PUC-GO para a realização de um evento conjunto para o Dia Nacional dos Idosos.