Luta contra o preconceito é foco de mesa-redonda sobre diversidade sexual

Publicado em 29/06/2011 às 12h00 | Atualizado em 29/06/2011 às 12h00

 

 

A luta contra o preconceito e o desafio de atender com profissionalismo pessoas de diferentes orientações sexuais foram os focos do debate sobre diversidade sexual realizado pelo Conselho de Psicologia 9ª Região Goiás-Tocantins (CRP-09) nesta terça-feira, 28 de junho, no Teatro InAcabado. O evento ocorreu no mesmo dia em que foi celebrado o Dia Nacional do Orgulho Gay e da Consciência Homossexual.

 

No debate estiveram presentes o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, a presidenta do Fórum de Transexuais de Goiás, a psicóloga Beth Fernandes, o gerente de políticas em diversidade da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), Darlyton de Oliveira Barros, e a mestre em Psicologia Social e conselheira suplente do CRP-09, Luciene Falcão.

 

O presidente do CRP-09, que fez a abertura oficial, avaliou positivamente o encontro. “O evento foi além das nossas expectativas. Além da presença de alunos de todas as faculdades de Goiânia e de profissionais da Psicologia, ele trouxe discussões enriquecedoras. Como resultado ficou a proposta de nos aprofundarmos ainda mais no tema, abordando inclusive questões polêmicas como o kit-homofobia e o preconceito religioso”, contou.

 

Após a fala de Wadson Arantes Gama, foram exibidos vídeos curtos que tratavam das barreiras enfrentadas pelos homossexuais e transexuais, ressaltando por meio de relatos a necessidade de tratamento igualitário e de respeito ao próximo.

 

Na sequência Beth Fernandes contou aos presentes um pouco sobre a realidade dos transexuais em Goiânia, alertando ainda para a necessidade de os psicólogos e psicólogas estarem habilitados para atender a este público. Beth Fernandes é também psicóloga do Centro de Referência do Atendimento à Pessoa da Semira.

 

Preconceito

 

Na mesa-redonda a psicóloga Luciene Falcão levantou a polêmica sobre o preconceito contra homossexuais e transexuais. “Achei ótima a possibilidade de discutir este tema que é importante tanto para o profissional de Psicologia quanto para a sociedade”, analisou Luciene Falcão.

 

Darlyton de Oliveira Barros abordou a participação do governo estadual nas políticas públicas de gênero e sexualidade. Representante da Semira, Darlyton contou o que governo estadual tem feito em relação às minorias - mais especificamente sobre a abertura da gerência de diversidade dentro da Secretaria, que tem apenas três meses.

 

Na palestra, o gerente destacou ainda o que é preciso ser feito para melhorar o atendimento a homossexuais e transexuais no serviço público. Após as exposições dos convidados, foi aberto espaço para que a plateia pudesse participar com perguntas e opiniões.

 

O encontro também foi marcado por uma apresentação do ator Leleko Diaz, que fez uma dublagem animada para o auditório. A mesa-redonda foi realizada pela Comissão de Políticas Públicas/Gênero e Sexualidade do CRP-09, que reúne toda segunda-feira, a partir das 10h30. As reuniões da comissão são abertas e todos estão convidados a participar.

 

 

 

 

 

  

Wadson Arantes Gama faz abertura da mesa-redonda

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

Beth Fernandes, Darlyton de Oliveira Barros e

Luciene Falcão debatem sobre diversidade sexual

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ator Leleko Diaz faz performance no

 palco do Teatro Inacabado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Plateia atenta às exposições dos convidados

 

 

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

CONTATO

 

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno

CEP 74.210-010 - Goiânia - Go


Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904


E-mail: gerenciageral@crp09.org.br


Horário de Funcionamento: 08h às 17h30

interagi