Sandra Valéria Nogueira, vice-presidente do CRP-09, faz entrega de carteira
A última edição do Psi Happy Hour, realizada pelo 7º Plenário - Pluralidades na sexta-feira, dia 29 de julho, foi marcada pelo debate sobre o filme “Não Gosto de Meninos”. A discussão, que ocorreu dentro do projeto Prosa Psicológica, foi conduzida pela conselheira efetiva Christine Ramos Rocha e os colaboradores da Comissão de Políticas Públicas/Gênero e Sexualidades, Aurora Zanini, Wanderson Barreto, além do convidado Fred Walber Vilas Boas de Lacerda.
O filme do publicitário André Matarazzo, inspirado em depoimentos dos funcionários da Pixar para a campanha dos Estados Unidos contra a homofobia, conta histórias de 40 brasileiros homossexuais que vivenciaram o preconceito, mas também a superação de barreiras. “No debate expomos o papel do psicólogo em relação ao tema, a partir dos depoimentos do filme sobre preconceito, família a sociedade”, contou Christine Ramos Rocha.
Wanderson Barreto destacou como principal ponto do debate a avaliação sobre as novas leis criadas para resguardar os homossexuais. “É importante que sejam criadas novas leis para acolher a comunidade, mas sozinhas elas não funcionam. É preciso que as escolas e as famílias reeduquem os mais novos para enxergar as diferenças”, defendeu.
Para Aurora Zanini, o evento dentro do Psi Happy Hour foi enriquecedor. “Não estamos aqui para levantar bandeiras, mas é importante refletirmos sobre o assunto. Acho que foi um ponto de partida para chamar a categoria para conversar sobre gênero e sexualidade”, defendeu.
Entrega de carteiras
A cerimônia oficial de entrega de carteiras pelo CRP-09 foi comandada pela vice-presidente do CRP-09, Sandra Valéria Nogueira. Após a coleta de assinaturas de 15 novos profissionais, a vice-presidente e a tesoureira Gérley Lopes Cardoso esclareceram sobre o funcionamento do CRP-09.
“Eu tinha algumas dúvidas em relação às siglas e a palestra ajudou”, avaliou Faedra Divina dos Reis Monteiro, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). “Contribuiu para ampliar meu conhecimento, saber mais sobre a atuação do Conselho”, completou Misciely Lopes, da Universidade Paulista (Unip).
Já Fernanda Pitta, também da Unip, sublinhou a importância da iniciativa para a união da categoria. “Achei bastante válido o evento. Acredito que o CRP tem de ter essa união mesmo, para fazer a profissão ser reconhecida. O evento também tirou dúvidas quanto ao dinheiro que é investido aqui no Conselho”, disse.
Os participantes também tiveram pela tarde uma pausa para o lanche para, em seguida, acompanharem a sequência de palestras com orientação para o exercício profissional. À noite houve a entrega oficial das carteiras, com a participação de Sandra Valéria Nogueira, Christine Ramos Rocha e dos conselheiros suplentes Antonio Roberto de Melo Ferreira e José Henrique Lopes da Silva.
O Psi Happy Hour, que complementa a cerimônia de entrega oficial da carteira profissional, tem o objetivo de recepcionar os novos profissionais da Psicologia e integrá-los às ações do Conselho.
Comissão de Políticas Públicas faz balanço de programação
Os representantes da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás-Tocantins (CRP-09) tiveram encontro nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, para fazer um balanço da programação do Psi Happy Hour feita na sexta-feira, 29 de julho, e escolher novos temas que serão discutidos futuramente dentro do projeto Prosa Psicológica, que integra o evento.
A reunião teve a participação do presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, da conselheira efetiva Christine Ramos Rocha e dos colaboradores Wanderson Barreto, Aurora Zanini e Maria Virgínia de Carvalho. “Fizemos um balanço do Psi Happy Hour e traçamos estratégias para atingir no futuro o maior número de profissionais no evento”, descreveu Christine Ramos Rocha.
Segundo Wanderson Barreto, o tema gênero e sexualidade deverá motivar mais iniciativas dentro do Psi Happy Hour. “Queremos continuar discutindo o tema”, reforçou.