Simpósio do Dia da Pessoa Idosa discute violência e violações de direitos

Publicado em 03/10/2014 às 13h05 | Atualizado em 03/10/2014 às 13h05

 

O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi marcado pelo Movimento Plural Idades, do qual o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás integra, com discussões importantes relacionadas ao assunto. O Simpósio “Luta contra a Violência à Pessoa Idosa” aconteceu durante a manhã e a tarde desta quarta-feira (1º), no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG. Centenas de pessoas prestigiaram o evento, que teve inscrição gratuita.

O presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, ressaltou que a escolha da temática a ser discutida no Dia da Pessoa Idosa se pautou pelas dificuldades encontradas pelos idosos em nossa sociedade. “É triste saber que pessoas que tanto contribuíram e ainda contribuem com a nossa sociedade são vítimas de violência física e psicológica. Nós precisamos nos conscientizar sobre o respeito e a valorização ao idoso. Isso é cidadania”, afirma.
De acordo com o senso feito em 2010 pelo IBGE, as pessoas com mais de 60 anos são o grupo que mais cresceu na última década ? passou de 8% para 12%. A estimativa é que nos próximos 20 anos a população idosa passará dos 30 milhões de pessoas no Brasil.

Já segundo o Ministério da Saúde, das 626 notificações de violências contra idosos, atendidos em serviços de Saúde de referência, 338 foram de vítimas dos próprios filhos. O dado representa 54% das notificações de agressões a pessoas com 60 anos ou mais, dentro de casa.

Entre os tipos de agressões, a violência moral ou psicológica, aquela que fere a honra ou a intimidade, foi a mais relatada (55%), seguida da física (27%), do abandono (22%) e, por último, do dano financeiro ou patrimonial (21%).

Disque 100 - Para o coordenador geral do Disque Direitos Humanos, do Departamento de Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Sidnei Sousa Costa, que participou da Mesa Redonda “Violência Nua e Crua contra Pessoa Idosa no Estado de Goiás e Brasil”, esses encontros são importantes para levar informações às pessoas sobre como podem fazer denúncias, nos casos de violação de direitos, e também para verificar onde o trabalho de quem recebe essas denúncias pode melhorar. “Estamos buscando aprimorar o trabalho dos atendentes para que ele não aconteça de forma mecânica e que essa sondagem seja humanizada”, afirma.

Segundo dados relacionados ao Disque 100 e que foram apresentados por Sidnei Costa,  91% das agressões às pessoas idosas acontecem dentro de casa. “É preciso acabar com a ideia de que os fatos que acontecem em casa devem ficar em casa. Tem que denunciar. Abusos financeiros, violência física e até sexual estão cada vez mais freqüentes”, informa.

Atividades ? Pela manhã,  o Simpósio contou com a apresentação cultural dos corais “Alegria Vozes e Violão (Semas)” e “3ª idade da Unati/Puc Goiás”. Em seguida, foi realizada a mesa redonda “Os Desafios do Controle Social Frente à Violência contra a Pessoa Idosa”, composta pela representante do CEIGO/Conselho Estadual dos Idosos, Maria Luiza Teixeira; pela representante do Conselho Municipal do Idoso, Maria Consuelo Bastos Seabra; e pela  coordenadora da Mesa, Luciana Amorim de S. Mota da RENADI/GOIÁS/SECT.

Para fechar a programação da manhã, aconteceu a Mesa Redonda “A Pessoa Idosa nas Dimensões Biológicas, Psíquicas, Social e Religiosa frente à Violência, com o representante da Geriatria, Dr. Ricardo Borges da Silva; da Psicologia, Marli Bueno de Castro ? PUC ? GO; religiosa, Wilson Nunes  - Associação Missionária de Idosos; da Fonoaudiologia, Cândida Dias Soares, fonoaudióloga do Instituto de Memória e Comportamento; e a coordenadora da Mês, Marciclene de Freitas Ribeiro Junqueira da SECT e Faculdade Estácio de Sá ? GO.

O período vespertino começou com a Apresentação Cultural da Cia de Teatro Senhoras do Cerrado ? (Semas) e logo em seguida foi realizada a Mesa Redonda “Violência Nua e Crua contra a Pessoa Idosa no Estado de Goiás e Brasil”, com o Coordenador Geral do Disque Direitos Humanos - Departamento de Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos - Secretaria de Direitos Humanos - Presidência da República, Sidnei Sousa Costa; a representante da Diretora do Departamento da Pessoa Idosa ? Semas, Sra. Neide Nascimento de Melo; a vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Carmencita Márcia Balestra; e a coordenadora da mesa, Aurora Zanini,Conselheira do CRP-09.

Para finalizar o Simpósio, os conselheiros Wadson Gama, Aurora Zanini e Maria Virgínia Carvalho realizaram a técnica de grupo “Viver e não ter a Vergonha de ser Feliz...”.

© 2025 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

CONTATO

 

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno

CEP 74.210-010 - Goiânia - Go


Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904


E-mail: gerenciageral@crp09.org.br


Horário de Funcionamento: 07h às 18h

interagi