O 1º Congresso no Cerrado de Psicologia (Concepsi), previsto para ser realizado em Goiânia em agosto do ano que vem, já começou a ser delineado pelos Conselhos Regionais de Psicologia do Centro-Oeste. No último sábado, dia 9 de julho, representantes dos CRPs estiveram em Goiânia, na sede do CRP-09, para decidir os temas do congresso e o local de realização. As propostas, além do texto do regimento do Concepsi, serão levadas até o fim do mês às plenárias dos conselhos para serem avaliadas.
Ao todo serão três dias de Concepsi, que poderá receber cerca de 2,1 mil participantes do Brasil inteiro, principalmente dos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e ainda do Distrito Federal. Serão realizadas palestras e oficinas voltadas para estudantes, pesquisadores e profissionais da Psicologia. A reunião também serviu para decidir o nome e a sigla oficial do evento. O Concepsi deverá ocorrer a cada biênio.
O presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, propôs ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) que seja parceiro dos CRPs do Centro-Oeste nesta empreitada. Para tanto, será marcado um encontro do CRP-09 com o CFP em Brasília, para formalizar a proposta.
Participaram do encontro o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, a vice-presidenta Sandra Valéria Nogueira, o conselheiro-secretário Elias Rodrigues Souza, os conselheiros efetivos Christine Ramos Rocha e Eriko Netto de Lima, o vice-presidente do CRP-18, Luiz Guilherme Araújo Gomes, que é do Mato Grosso, a presidenta do CRP-1, Niva de Oliveira Hanazumi, do Distrito Federal, o presidente do CRP-14, Carlos Afonso Marcondes Medeiros, do Mato Grosso do Sul. Também estiveram presentes a coordenadora técnica do CRP-09, Renata Costa Teixeira, o advogado Jefferson Coelho e a coordenadora administrativo-financeira, Beverlei dos Reis Rocha.
Avaliação
Niva de Oliveira Hanazumi mostrou-se entusiasmada com a proposta e disse ter encontrado um bom entrosamento na equipe organizadora. “Gostei imensamente, foi produtivo, criativo e aconchegante. A afetividade estava presente o tempo todo. Não poderia deixar de dar os parabéns à equipe organizadora e aos colegas que abrilhantaram a reunião”, disse.
Carlos Afonso Marcondes Medeiros contou que chegou a perder um voo antes de chegar a Goiânia, mas que empenhou-se para estar presente e não se arrependeu. "Mesmo arcando com um custo maior fico feliz por ter participado. A expectativa foi superada."
Luiz Guilherme Araújo Gomes disse estar feliz com a recepção que teve em Goiânia e lembrou a importância do congresso. "Ele terá duas finalidades: fortificar a categoria e alavancar a Psicologia no Centro-Oeste." Para Wadson Arantes Gama, o novo congresso vai ao encontro dos desafios atuais da categoria. "A felicidade imperou nesse primeiro encontro", resumiu.
"O que mais me impressionou foi a integração dos regionais e como esses já demonstraram afinidades em relação à formatação do Congresso", disse Sandra Valéria Nogueira. Elias Rodrigues Souza teve percepção parecida. "É um marco histórico para a Psicologia no Cerrado. Gostaria de salientar a sinergia dos representantes dos conselhos na formatação dessa proposta", disse.
Concepsi
O Concepsi tem o objetivo de ampliar a interlocução entre pesquisadores e profissionais, potencializando a melhoria continuada da prática profissional e maior inserção da pesquisa nos problemas que desafiam os psicólogos; estimular o debate sobre os problemas nacionais e regionais como contexto indispensável à produção de conhecimento e intervenção profissional em Psicologia; promover o encontro e a troca de experiências entre psicólogos, divulgadores de ciência, pesquisadores, professores, políticos e representantes de instituições públicas; discutir, analisar e propor formas e mecanismos que contribuam para a formação de novos psicólogos e pesquisadores em Psicologia.
Sandra Valéria Nogueira, vice-presidenta do CRP-09
Elias Rodrigues Souza, conselheiro-secretário do CRP-09
Christine Ramos Rocha, conselheira efetiva do CRP-09
Luiz Guilherme Araújo Gomes, vice-presidente do CRP-18