As Comissões de Orientação e Fiscalização (COF) e de Psicoterapia, presididas por Raimundo Medrado e Ivancesar Leal de Souza, respectivamente, realizaram reunião na noite de terça-feira, dia 19 de julho, para discutir o tema “Abordagem Transpessoal”. No encontro, a COF orientou os profissionais que já trabalham com abordagem transpessoal sobre as normativas do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Também foram discutidos os pontos polêmicos da abordagem transpessoal.
Durante o encontro a professora de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Camila Alves Martins, foi escolhida como representante da Comissão de Psicoterapia para os futuros debates sobre abordagem transpessoal, buscando aprofundamento sobre o assunto.
Também foi decidido que a prática dos profissionais que trabalham com a abordagem será tratada na seção “Como eu faço”, que ocorrerá dentro do 8º Encontro Nacional de Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), marcado para ocorrer de 7 a 10 de setembro deste ano na Faculdade de Educação da UFG, em Goiânia.
“A reunião foi saudável e proveitosa. Os profissionais explicaram como trabalham e quais são suas perspectivas em relação ao CRP-09. Eles ficaram surpresos e satisfeitos porque o CRP-09 abriu espaço para a discussão, e mostram-se dispostos a participarem mais das ações do Conselho”, disse Ivancesar Leal de Souza.
Participaram da reunião os conselheiros Raimundo Medrado e Ivancesar Leal de Souza, o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, os psicólogos e psicólogas Fernanda Carvalho Faria, Dora da Veiga Jardim, Cristina Gomes Paim, Renata Helou, Suzana Helou, Camila Alves Martins, Rogério Lourenço, Álvaro da Veiga Jardim Júnior, e a representante da Unipaz, Hélyda di Oliveira. Veja as fotos da reunião logo abaixo.