"Sou mulher como outra qualquer.
Venho do século passado
e trago comigo todas as idades."
(Cora Coralina)
Cerca de 20 representantes de secretarias e entidades ligadas aos cuidados com idosos participaram nesta quinta-feira, dia 4 de agosto, de reunião da Comissão da Pessoa Idosa, coordenada pelo presidente do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás-Tocantins (CRP-09), Wadson Arantes Gama. Na oportunidade foram traçadas metas de ação para um amplo evento de comemoração ao Dia do Idoso, em 1º de outubro, que contará com atividades de lazer e socialização dos idosos. A iniciativa faz parte do Movimento Pluralidades, lançado em junho pelo CRP-09 tendo como principal bandeira a inserção dos idosos nos espaços comunitários e a participação da família na vida deles.
O evento do Dia do Idoso deverá ocorrer numa praça pública em Goiânia, com programação durante todo o dia e expectativa de cerca de cinco mil participantes. Estão programadas atividades físicas e de recreação, apresentações culturais, oficinas de beleza e exames de saúde. Para viabilizar o evento, foram criados grupos de trabalho (GTs) com áreas específicas, como alimentação e atividades múltiplas e de lazer.
O evento envolverá a participação das secretarias estaduais de Segurança Pública, de Saúde e de Cidadania e Trabalho, dos Conselhos Regionais de Assistência Social, de Enfermagem e de Fisioterapia, das secretarias municipais de Saúde e da Assistência Social, da Câmara de Goiânia, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), da Unipaz Goiás, de psicólogos que atuam com idosos e de entidades cuidadoras de idosos de longa permanência.
O presidente do CRP-09 justificou durante a reunião a importância de um evento deste porte. “As estatísticas mostram que em Goiás há o maior número de agressão a idosos. Uma mobilização a favor dos idosos teve início na década de 1990 e culminou com a sanção do Estatuto do Idoso (lei número 10741), mas com o passar do tempo faz-se necessário efetivá-lo porque ainda existem pessoas que discriminam as pessoas idosas”, diz Wadson Arantes Gama.
A superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança Pública Adriana Accorsi, que esteve presente na reunião, elogiou a iniciativa. “Achei a ideia excelente. É a primeira vez que vejo uma mobilização em favor do idoso”, conta. “A segurança é uma parte importante na vida dos idosos, mas também está ligada a outros aspectos da vida. Por isso faço questão de participar”, ressalta.
A Comissão da Pessoa Idosa terá reunião na próxima quinta-feira, dia 11 de agosto, na sede do CRP-09. Você está convidado a participar!
Veja quem participou da reunião
- Wadson Arantes Gama, presidente do CRP-09
- Sandra Valéria Nogueira, vice-presidente do CRP-09
- Christine Ramos Rocha, conselheira efetiva do CRP-09
- Adriana Accorsi, delegada, superintendente de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Segurança Pública
- Lázara Lima, psicóloga e técnica administrativa da UFG
- Renata Costa Teixeira, psicóloga e coordenadora técnica do CRP-09
- Marli Bueno de Castro, psicóloga e professora da PUC-GO
- Olga Cybelle Ventura Gonçalves, advogada do Centro de Referência Estadual da Igualdade
- Neuza Ferreira da Silva, assistente social da Secretaria de Cidadania e Trabalho
- Paulo Alexandre Ayrer, assessor jurídico da Câmara de Goiânia
- Marina Xavier Salazar, psicóloga e assessora parlamentar da Câmara de Goiânia
- Carlene Borges Soares, terapeuta ocupacional, da Secretaria Municipal de Saúde
- Eny Rodrigues da Costa, assistente social da Secretaria de Cidadania e Trabalho
- Talva Sampaoio, psicóloga do Solar Colombino
- Sueli das Dores da Silva, diretora do CAPS Esperança
- Ana Cecília Coelho Melo, enfermeira, da Secretaria Municipal de Saúde e conselheira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren)
- Hélyda di Oliveira, educadora e diretora geral da Unipaz Goiás
- Teresa Seguti, professora, trabalha no CRESS