Os psicólogos, terapeutas de casais e famílias, Eleusis Rodrigues de Andrade, Rodrigo Dueti e Priscilla Paz, receberam, em solenidade realizada no Centro de Atendimento e Estudos em Psicodrama (Caep), no dia 29 de julho, a Comenda Paul Harris, a mais importante homenagem prestada pelo Rotary Club Internacional.
A comenda é um reconhecimento internacional às pessoas que se destacam nas atividades que realizam, neste caso, especialmente pela participação no Programa de Ajuda Humanitária Psicológica, desenvolvido pela Associação Brasileira do Programa de Ajuda Humanitária Psicológica (ABRAPAHP), criado em 2008, que presta atendimento psicológico a pessoas vítimas de catástrofes naturais e violência.
O Programa de Ajuda Humanitária Psicológico, coordenada pela Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri, é realizado em parceria com o Rotary Club Butantã (SP), a F&Z (SP), o CAEP (GO) e a PUC (GO). É formado por psicólogos voluntários e profissionais de outras áreas que atuam na logística das intervenções. Utilizasse de técnicas avançadas com objetivo de atuar preventivamente no desenvolvimento do TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) e colaborar com forças de resiliência para o fortalecimento intrapsíquico e interpsíquico nas pessoas atingidas por catástrofes e violências. Com intuito de contemplar a dimensão emocional dessas comunidades o grupo esteve Santa Catarina, nas cidades de Blumenau, Ilhota e Gaspar, no Maranhão, em São Luis, Rosário, Trizidela do Vale e Pedreiras, em São Paulo, Santana do Parnaíba e em Niterói e no bairro do Realengo, no Rio de Janeiro, atendendo as famílias e professores envolvidos na tragédia carioca.
Por Ciro Gonçalves