Dos 36 psicólogos homenageados na Câmara de Vereadores de Goiânia, no dia 31 de agosto, todos foram unânimes em dizer que a cerimônia pública era um reconhecimento à categoria. O evento faz parte das homenagens do dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto, e foi proposto pelo atual Plenário do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins. Na Câmara, o vereador Virmondes Cruvinel Filho (PSDC) acatou o pedido do CRP-09 e fez a propositura legislativa.
Além dos diplomas entregues aos homenageados, três placas de reconhecimento foram confeccionadas para congratular o I Plenário do CRP, o VII e atual Plenário e também o primeiro psicólogo registrado no conselho, Lorismário Ernesto Simonassi.
Confira as mensagens dos homenageados sobre a importância da sessão especial para os psicólogos:
“É muito bom um evento como esse porque é um momento para falar na nossa profissão, ser reconhecido pelos nossos colegas”, Waluzia Miranda Flores.
“Essa homenagem é de total importância porque é um reconhecimento da nossa profissão que é essencial para a sociedade, tanto nas questões de saúde quanto de políticas públicas. É um reconhecimento da nossa jornada”, Míriam Terezinha Bueno Nogueira.
“Expressa uma caminhada que a Psicologia vem implementando de compromisso social, colaborando para a transformação da sociedade brasileira”, Joseleno Vieira dos Santos.
“Essa é uma oportunidade de reencontrar os nossos colegas de profissão. Fiquei feliz de ser escolhida e essas homenagens devem acontecer sempre”, Márcia Marina da Silva.
“É preciso publicar a importância dessa área para a sociedade. A profissão cuja principal finalidade é humanizar a vida em todas as instâncias sociais”, Saturnino Pesquero Ramon.
“Nós, psicólogos presentes, a nós mesmos e à sociedade seremos tais quando a nossa presença se realizar na “polis” com os seguintes traços de personalidade: militância, protagonismo e liderança”, Rodolfo Petrelli.
“É gratificante ser reconhecido como profissional. É uma resposta ao empenho de uma vida, pois são 40 anos de profissão”, Purificacion Martini Abuli.
“A visão da pessoa que trabalha com pessoas tende a ter uma oportunidade para crescer”, Eli Cleusa do Nascimento Percilio.
“Um ato público como esse reconhece o nosso trabalho perante a sociedade. É um reconhecimento do profissional da nossa área”, Cirineia de Abreu Moura.
“É a colheita dos frutos plantados desde 1978, quando comecei a lecionar na PUC. É um reconhecimento público da profissão e abre espaço para que novas sementes possam ser plantadas e posteriormente colhidas”, Virgínia Elisabeth P. Suassuna.
“É saber que alguém nos reconhece. Passa a existir aquele que é reconhecido. Agradeço a homenagem aos meus clientes, aos meus alunos, ao CRP, a todos que passaram por mim”, Elivar Martins Lopes.
“É o reconhecimento pelo trabalho de todos os psicólogos e do CRP, no sentido de garantir que os profissionais prestem um serviço de qualidade à sociedade de Goiás”, Maurílio Félix de Souza Filho.
“Uma valorização da profissão e o reconhecimento da importância desse profissional para o desenvolvimento e progresso da sociedade”, João Gabriel Mariano, filho e representante de Antônio Roberto de Melo Ferreira.
“Sinto que é um momento importante, um reconhecimento do nosso trabalho. Ainda é uma atuação nova, mas já estamos fazendo História”, Marisia Abrão Helou.
“É o reconhecimento e a valorização de uma profissão”, Vera Lúcia Morselli.
“É uma homenagem à categoria, um reconhecimento principalmente por ser dentro da Câmara de Vereadores. Um reconhecimento aos psicólogos que lutaram todos esses anos e formaram outros psicólogos”, Ana Maria Caran Miranda.
“É uma visibilidade social importante. Por termos uma atuação mais interna, nem todos sabem das diversas atuações do profissional. Uma justa homenagem às pessoas que atuam na área”, Sônia Margarida Gomes Souza.
“Esse evento tem importância para o reconhecimento à nossa vida profissional. É um motivador diferente, um reconhecimento da classe, da categoria”, Orion Tadeu de Amorim.
“Quando cada um destes psicólogos começarem a traçar seus caminhos, seu emprenho, força e coragem, tudo parecia um trajeto sozinho frente a um mundo de sofrimento. Mas qual ilusão! A Psicologia é uma construção longa e bela de todos, diante os quais os homenageados são apenas bons exemplos aos que virão”, Pedro Humberto Faria Campos.
“Um momento muito especial, principalmente a nós que começamos a divulgar a Psicologia em Goiás. É algo especial para mostrar à posteridade”, Delza Maria da S. F. de Araújo.
“Quero citar o orador romano Cícero ‘ nenhum dever é mais importante que a gratidão’. Gratidão que o VII Plenário expressa ao homenagear psicólogos e psicólogas hoje e minha gratidão pessoal aos companheiros conselheiros e conselheiras que me autorizaram a representá-los no Conselho Regional de Psicologia”, Wadson Arantes Gama.
“É uma prova de reconhecimento, respeito à História e consideração do VII Plenário. É uma homenagem às diferentes áreas de atuação da Psicologia. Estou feliz em ver a caminhada e o amadurecimento dessa História”, Marta Maria Cançado Nogueira.
“É um momento importante para a História da Psicologia. A sociedade passa a ter um conhecimento maior sobre as nossas atuações e assim sermos valorizados como profissional”, Maria Tereza Figueiredo Costa.
“Vejo essa homenagem como um reconhecimento do trabalho que fazemos há mais de 30 anos. É uma questão de justiça mostrar para a sociedade a importância do psicólogo. É uma profissão complexa que se propõe a nortear a sociedade”, Milsse Alberto dos Reis.
“Essa é uma grande iniciativa. Inúmeros psicólogos foram pioneiros, abriram o curso de Psicologia. Agradeço por terem me indicado para esse momento”, Ceres Regina Dias Fernandes.
“Estou me sentindo reconhecido e feliz por esse momento em que reencontro colegas. É uma confraternização e também uma reflexão do dever profissional”, Norton Godinho Leão.
“A nossa classe às vezes é relegada a segundo plano. Hoje são profissionais muito atuantes que estão presentes nessa homenagem”, Célia Regina Sousa Gondim.
“É um momento de prestigiar a classe. É uma profissão que precisa ser divulgada”, Marina Xavier Salazar.
“É um reconhecimento do nosso trabalho realizado com a sociedade, seja nas escolas, nas clínicas, enfim, um reconhecimento como um todo”, Thiago Vinícius.
Crédito fotográfico: Francisco Carvalho