O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09) e demais integrantes do Movimento Plural Idades realizam um evento para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, no próximo sábado (1º/10), das 8h às 17h, no Parque Flamboyant. Na programação, atendimento jurídico, psicológico, aferição de pressão, avaliação física, além de atividades culturais, físicas e educativas simultâneas. Na hora do almoço, um piquenique coletivo com quitutes levados pelos participantes.
Para o presidente do CRP-09 e coordenador do movimento, Wadson Arantes Gama, a ideia é fortalecer a integração entre o idoso, seus familiares e a comunidade. “A comemoração é do dia do Idoso, mas queremos toda a família participando conosco”, convida.
As pessoas com mais de 60 anos no Brasil formam o grupo que mais cresceu na última década ? passou de 8% para 12% - de acordo com o censo 2010 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estima-se ainda que para os próximos vinte anos, a população idosa brasileira poderá exceder 30 milhões de pessoas.
Violência ? Apesar das comemorações, alguns dados refletem uma realidade difícil para várias pessoas que já passaram dos 60 anos de idade. Muitos idosos sofrem violência física, moral e psicológica e são vítimas de negligência. De acordo com o Programa Estadual de Vigilância de Violência e Acidentes (Viva), do primeiro semestre de 2010 ao mesmo período deste ano, o número de casos de violência contra idosos notificados em Goiás aumentou 3,79%. Já o Ministério da Saúde aponta que em mais da metade dos casos a vítima sofre a violência dos próprios filhos.
Programação:
8 horas
Abertura Oficial
Das 8h às 12 horas
Apresentações Culturais (coral, teatro, dança e poesia)
- oficinas de customização;
Atividades Terapêuticas
- aula de yoga, de dança e de respiração;
- aferição de pressão, avaliação física (IMC) e postural;
Atendimento jurídico, psicológico e social
- distribuição e preenchimento da caderneta de saúde da pessoa idosa do Conselho Municipal do Idoso;
Das 12h às 13 horas
Piquenique comunitário (os participantes levam os seus quitutes)
Das 13h às 14 horas
Relaxamento e visualização
Dança circular
Das 14h às 15 horas
Atendimento jurídico, psicológico e social
Análise de pele;
15 horas
Encerramento com um baile