A sede própria para a seção de base no Tocantins do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09) é uma importante meta de gestão do VII Plenário ? “Pluralidades - Psicologia ética, transparente e socialmente responsável”. Para a vice-presidente do CRP-09, Sandra Valéria Nogueira, a aquisição da sede será imprescindível para viabilizar um projeto ainda maior: a criação do Conselho Regional de Psicologia no Tocantins. “Vários critérios precisam ser observados e, com certeza, ter uma sede que possa abrigar o novo CRP tem um grande peso nesse processo”, destaca.
A coordenadora geral da seção, conselheira Káthia Nemeth Perez, afirma que o conselho vai se estabelecendo e fortalecendo as suas atividades no Estado a medida que ações concretas acontecem. “Para isso, estamos nos aproximando do poder público”, afirma.
Afim de concretizar essa aproximação, os conselheiros Wadson Arantes Gama (presidente), Sandra Valéria Nogueira (vice-presidente), Mara das Neves (vice-coordenadora da Seção Tocantins), José Henrique Lopes da Silva e Raimundo Medrado (presidente da COF) estiveram na Assembleia Legislativa, em Palmas, para tratar do assunto com o deputado estadual Marcelo Lelis (PV). A intenção é viabilizar a doação de área pública do Estado do Tocantins para a construção da sede. “O deputado nos recebeu muito bem e demonstrou interesse em nos ajudar a viabilizar espaço para a construção do futuro Conselho Regional de Psicologia do Tocantins”, destaca Wadson.
Valorização ? Ainda no parlamento tocantinense, os membros do CRP-09 estiveram com a deputada Josi Nunes (PMDB), que é psicóloga, e também trabalha pela valorização da categoria. A parlamentar acatou a sugestão de propositura de uma Sessão Solene em homenagem a psicólogas e psicólogos que são referências na consolidação da Psicologia no Tocantins. “A deputada, sendo psicóloga com atuação política, certamente pode contribuir com o fortalecimento da categoria no Estado”, avalia Sandra. A data da sessão será definida em breve.