IV Seminário de Psicologia e Políticas Públicas recebe grande público

Publicado em 30/04/2014 às 15h30 | Atualizado em 30/04/2014 às 15h30

 


Salas e auditórios cheios foram a marca do IV Seminário de Psicologia e Políticas Públicas, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia 9ª Região, nos dias 28, 29 e 30 de abril, na Unip. Nos três dias, centenas de psicólogos e estudantes de Psicologia participaram de conferências, mesas redondas e grupos de discussão.

O presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, destacou que este é um evento que já se tornou tradição em Goiás e que a cada ano o público comparece em maior número. “Estamos, mais uma vez, entusiasmados com os resultados positivos que o seminário apresentou. Discutir políticas públicas é extremamente importante e isso precisa se aproximar do cotidiano dos profissionais da Psicologia”, avalia.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unip, Patrícia Bento Gonçalves Philadelpho, falou sobre a importância da instituição de ensino receber a quarta edição do seminário que trata políticas públicas. “Esse é um momento onde valorizamos a importância da Psicologia para a sociedade e os alunos podem perceber isso e fazer a conexão da profissão com as questões do cotidiano”, ressalta.

Abertura

Na cerimônia que deu início ao Seminário, participaram da mesa de abertura: o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, o vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rogério Oliveira, a representante da Região Centro-Oeste no CFP, Vera Morselli, a representante do Prefeito de Goiânia, Adriana de Oliveira Barbosa, e a coordenadora do Curso de Psicologia da Unip, Patrícia Bento Gonçalves Philadelpho.

A psicóloga e professora Vera Morselli enfatizou a importância do tema políticas públicas ser debatido nas universidades. “Nas reuniões do Conselho Federal de Psicologia nós já percebemos que isso tem que ser discutido com os alunos para que uma consciência seja despertada neles. Um seminário como esse é um momento em que as pessoas discutem o tema de forma específica, não só um ‘eu acho’, tem que ter conhecimento e ter a prática para entender as demandas daquela área”, diz.

Em seguida, o vice-presidente do CFP, Rogério Oliveira, abriu os trabalhos do seminário com a conferência “Desafios e Conquistas na 2ª Década do Século XXI”. Ele partiu de um resgate do momento histórico que a Humanidade estava há cem anos e faz um paralelo com a Psicologia atualmente. “Hoje a crise da Humanidade é diferente da que vivíamos há um século, quando passávamos da pré-modernidade para a modernidade. Era um momento de busca da autonomia das pessoas enquanto sujeito e a Psicologia nasce aí”, explica.

Para fechar a noite de abertura, foi realizada a mesa de abertura “Políticas Públicas para mulheres: desafios de práticas psicológicas em saúde mental”, com a conselheira e professora da Unip, Ionara de Moura Rabelo, e a professora da Unip, Cristina Vianna.

2º dia

A conferência que abriu a manhã do segundo dia de evento foi “A atuação do psicólogo na política pública da Saúde ? Atenção Básica”, feita pelo representante do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Gilberto David Filho. Em seguida, ocorreu a conferência “A atuação do psicólogo na política pública da Educação Básica”, com a psicóloga Dr.ª Alba Cristhiane Santana da Mata, com a coordenadora do Núcleo Profissional da Secretaria de Educação do Estado de Goiás e psicopedagoga Olinda Abadia Cabral de Melo, e com a representante do CAO Educação, psicóloga Mônica Café.

A tarde começou com a mesa redonda “A atuação do psicólogo na política pública do Trânsito”, com a presidente da Comissão de Trânsito do CRP-09, Simone Minasi, o representante do Detran/GO, Cel. Vaz, e a psicóloga do Programa Educando e Valorizando a Vida (UEG), Valcilene Batista da Silva Coutinho.

No segundo momento, ocorreram os seguintes grupos de discussão:

Avaliação Psicológica na Área Jurídica
Medicalização da Educação
O psicólogo no contexto da educação inclusiva
O fazer do psicólogo no CRAS
O fazer do (a) psicólogo (a) do trânsito: atribuições e responsabilidades
A Atuação do (a) psicólogo (a) com vítimas de violência no serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI)
Direitos Humanos e Políticas Públicas para a população em situação de rua

3º Dia

A manhã do último dia foi aberta com a Mesa Redonda “A atuação do psicólogo na política pública da Justiça”, com o conselheiro Shouzo Abe e o promotor Saulo Bezerra. Em seguida, aconteceu a conferência “A atuação do psicólogo na política pública da Assistência”.

À tarde, o presidente da Comissão de Psicologia do Esporte, conselheiro Eriko Netto de Lima, recebeu a psicóloga Dr.ª Adriana Bernardes Pereira que realizou a conferência “A atuação do psicólogo na política pública do Esporte”.

Logo após foram realizados os seguintes grupos de discussão:

Conversando sobre redução da Maioridade Penal
Ferramenta de Diálogos ? Aquário “Práticas psicológicas de grupo em políticas públicas”
Diagnóstico institucional: ferramenta para a atuação do psicólogo escolar em instituições públicas
Medidas socioeducativas
Educação para um trânsito seguro e de qualidade
Projetos de Psicologia Escolar em IFES: desafios e práticas
Atuação do psicólogo no atendimento ao usuário de álcool e outras drogas

 

 

 

 

 

 

 


 

© 2025 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

CONTATO

 

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno

CEP 74.210-010 - Goiânia - Go


Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904


E-mail: gerenciageral@crp09.org.br


Horário de Funcionamento: 07h às 18h

interagi