A inspeção de locais de internação para usuários de drogas, que se iniciou nesta quarta-feira (28), em todo o Brasil, continua em Goiás nesta quinta-feira (29). Hoje estão sendo visitados dois locais, um em Morrinhos e outro em Rio Verde. A ação faz parte da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos: locais de internação para usuários de drogas, encampada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Além do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09), o Ministério Público Estadual e a Ordem dos Advogados do Brasil - seção Goiás.
Os dados oficiais serão publicados em um relatório que será repassado ao CFP em cerca de 30 dias. As visitas desta quarta-feira ocorreram em duas comunidades terapêuticas (Metamorfose unidades feminina e masculina) e em uma clínica (Batuíra). De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRP-09, Valterci Vieira, a visão geral da ação mostra que alguns locais têm precariedade de estrutura física. Ele explica que há um paradoxo entre esses locais. "Na clínica Batuíra, que recebe pacientes pelo SUS e cuida de deficientes mentais e de pessoas com problemas com o álcool, há uma equipe multiprofissional (enfermeiros, psicólogos, assistente social, técnico de enfermagem) disponível". E complementa: “já nas comunidades terapêuticas os pacientes (que não são encaminhados pelo sistema de saúde) cuidam de tudo, fazem a comida, limpam o lugar. Tem um cunho religioso forte, mas não há uma proposta terapêutica muito definida".
Federal - O objetivo da inspeção é levantar a situação do atendimento às pessoas que apresentam problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, para identificar possíveis abusos, maus tratos e violações de direitos humanos. A ação foi realizada simultaneamente em vários estados do país. Os resultados serão apresentados com o relatório final da inspeção, com previsão para ser publicado durante o VII Seminário Nacional Psicologia e Direitos Humanos, que acontece nos dias 17 e 18 de novembro de 2011.