O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09) participou da 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu no último sábado (1º), no auditório Lago Azul do Centro de Convenções de Goiânia. O tema dessa edição, realizada pelo Conselho Estadual do Idoso de Goiás, é “Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”.
Para o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, a discussão é pertinente e deve acontecer em todas as esferas da sociedade. “O último senso feito pelo IBGE aponta um aumento na população sexagenária no Brasil. Não adianta termos uma expectativa de vida maior se não pudermos viver bem”, enfatiza.
A presidente da Conferência, Carmencita Balestra, avalia que o evento foi produtivo com um grande número de deliberações. “Foram propostas ações para efetivar direitos da pessoa idosa que não são cumpridos, principalmente na Saúde, no Transporte e na Segurança”, destaca.
Foram escolhidos na ocasião os 21 delegados ? sendo oito deles com mais de 60 anos - que vão participar da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em Brasília.
Outro ponto de destaque na Conferência foi o lançamento de três campanhas em parceria com o Lions Clube: “Combate à Violência contra a Pessoa Idosa”, “Plante uma árvore próxima aos abrigos” e “Analfabetismo, vamos virar essa página”. De acordo com Camencita, cerca de 200 mil idosos em Goiás são analfabetos. “São 500 mil idosos no Estado, então temos um número muito alto de analfabetismo nessa fase”, aponta.