O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09) participou do 1º Encontro Estadual de Direitos Humanos e Educação: Abordagem Psicossocial, nos dias 15 e 16 de outubro, na Assembleia Legislativa de Goiás. O foco das discussões foi a relação entre direitos humanos e educação, as práticas de inclusão social, os preconceitos e a discriminação.
No sábado (15), o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, coordenou a conferência “Direitos Humanos e Inclusão Social”, onde participaram ainda Ricardo Barbosa Lima (Ibrace) e Fernando Lobo Lemes (Instituto Ser Completo). De acordo com Wadson, o evento é uma oportunidade de discutir temas pertinentes na atualidade. “Parabenizo a iniciativa, pois a Educação e os Direitos Humanos são discussões importantes e que devem acontecer em todas as esferas sociais”, diz.
Para o diretor-presidente do Instituto Ser Completo, professor Leonel Pires, o encontro pretendia mostrar à sociedade goiana a necessidade de debater a educação e os direitos humanos em conjunto. “O balanço do evento é positivo. A temática ‘psicossocial’ trouxe uma abordagem também psicológica sobre o assunto e não apenas jurídica”, avalia.
Segundo a organização, estiveram presentes agentes e gestores públicos ligados à educação (prefeitos e secretários municipais de educação), profissionais da educação, operadores do Direito, profissionais liberais, representantes da sociedade civil interessados na temática e estudantes universitários.
(Fonte: CRP-09 com divulgação)