Na última sexta-feira (25), o Psi Happy Hour temático teve a palestra “A Atuação do Psicólogo (a) na Saúde Pública”, ministrada pela conselheira Kathia Nemeth Perez e pela psicóloga Helizett Santos de Lima. O evento começou após a entrega de carteiras e contou com um grande número de presentes.
Quem abriu o evento foi a psicóloga e conselheira Kathia Nemeth Perez, que apresentou a psicóloga Helizett Santos de Lima, mestranda em Psicologia da Saúde pela Universidade de Brasília (UNB). Em sua exposição, Helizeth ressaltou a dificuldade que muitos profissionais da Psicologia enfrentam ao começar a sua atuação no Sistema Público de Saúde. Ela disse que a faculdade, muitas vezes, foca a formação do psicólogo para atuar em outras áreas. “Para resolver isso, a primeira forma é o trabalho ’in loco’, é fazer aprendendo. O SUS oferece formação continuada para esses profissionais se aprimorarem”, avalia.
Em seguida, a conselheira Kathia Nemeth Perez discutiu com os presentes sobre como os psicólogos vêm desenvolvendo no país uma atuação condizente com as necessidades populacionais relacionadas à assistência pública em Saúde. Ela disse que a inserção de psicólogos nos serviços de saúde se destaca a partir da redemocratização do país e da implementação do SUS. “Ainda assim, após duas décadas, apenas 7% (Spink, 2007) dos estabelecimentos contam com psicólogos e a formação universitária se debate com desafios enormes para estabelecer a relação entre os saberes científicos da psicologia e as práticas do psicólogo dirigidas a uma população que dificilmente tem acesso a qualquer cuidado à sua saúde”, destaca.
Novos profissionais ? Durante a tarde que antecedeu o Psi Happy Hour, aconteceu na sede do CRP-09 a entrega de carteiras profissionais para os novos psicólogos e psicólogas. É neste evento que o Conselho apresenta aos novos inscritos orientações sobre o exercício profissional, legislação, ética, regras para a abertura de consultórios, dentre outros assuntos.
Confira as fotos do evento.