CRP-09 consolida propostas sobre Avaliação Psicológica com Evento Regional
Publicado em 05/12/2011 às 06h54 | Atualizado em 05/12/2011 às 06h54
- Publicado:
Após 14 encontros entre psicólogos e estudantes em cidades goianas e tocantinenses, o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins realizou o Evento Regional do Ano Temático, no último dia 29, na sede do Conselho. As propostas, sugestões e críticas levantadas durante os primeiros encontros foram apreciadas e compiladas, considerando os três eixos: “1. Qualificação: Critérios de reconhecimento e validação a partir dos direitos humanos”, “2. Avaliação psicológica em contextos institucionais” e “3. Relação com o contexto de formação”.
O Evento Regional foi uma segunda etapa nesse contexto do Ano Temático do Sistema Conselhos de Psicologia. Na ocasião, grupos foram formados em torno de cada eixo para trabalhar as demandas colhidas nos encontros anteriores. A intenção é consolidar essas questões levantadas como uma proposta regional a ser levada ao Evento Nacional, que acontece em março de 2012. Foram definidos também quem serão os relatores dos eixos no evento nacional. No Eixo 1, o relator é o psicólogo Carlos Altomari, e no Eixo 2, a psicóloga Karla Mendes da Cruz. A psicóloga Tânia Maria Lago relata o Eixo 3.
Para a professora Maria Tereza Figueiredo Rocha, integrante do Eixo 3, o tema Avaliação Psicológica é tão importante que deveria ter sido o primeiro a ser discutido na implantação do projeto Ano Temático. “Porque a avaliação psicológica é a única coisa que o psicólogo pode fazer como exclusividade. Não é só o uso de teste. É um trabalho com instrumentos que nos permite essa compreensão do ser humano”, avalia.
Primeira etapa ? Em Goiânia, foram realizados cinco eventos prévios que subsidiaram as discussões do Evento Regional. Receberam o CRP-09 as seguintes instituições de ensino: Faculdades Alfa (27/10), Estácio de Sá (07/11), PUCGoiás (05/11), Unip (13/10) e UFG (9/11).
Para a coordenadora do curso de Psicologia da Unip, Patrícia Bento Gonçalves Philadelpho, o encontro foi muito produtivo, tanto para os alunos quanto para os professores. “Foi importante a discussão sobre a avaliação psicológica, pois reforçou a necessidade de se desenvolver esse trabalho de uma maneira séria”, destaca.
Os eventos do ano temático aconteceram também nas cidades goianas de Anápolis, Catalão, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Rio Verde, e nas cidades tocantinenses de Araguaína, Gurupi e Palmas. Nessas cidades, foram escolhidos representantes do CRP-09. Essa ação faz parte do processo de interiorização do Conselho proposta e efetivada pelo atual Plenário Pluralidades. Veja aqui uma matéria especial sobre a interiorização.
Últimas notícias
17/12/2024
06/12/2024
05/12/2024