O presidente do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09), Wadson Arantes Gama, foi escolhido o conselheiro responsável da comissão que irá elaborar as referências técnicas para a atuação dos psicólogos brasileiros em Políticas Públicas para a pessoa idosa. A escolha feita pela Coordenação Nacional do Crepop se deu a partir dos temas de atuação do conselheiro. “Outros especialistas vão compor a comissão de metodologia. Espero poder contribuir para esse processo e fazer uma troca interessante com os outros psicólogos e psicólogas do Brasil que vão participar dessa comissão”, ressalta Wadson.
Essa indicação aconteceu durante o encontro do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), realizado nos dias 25 e 26 de novembro, na sede do Conselho Federal de Psicologia, em Brasília. O objetivo do evento era a reestruturação da metodologia de pesquisa do Crepop. De acordo com a entidade, a necessidade de melhorias na metodologia do Centro se deu a partir do segundo semestre de 2010, “quando durante o processo de pesquisa sobre a prática profissional de psicólogos encontraram-se lacunas na definição do campo de investigação e com isso a inadequação de alguns instrumentos de coleta”.
A técnica do Crepop que atua no CRP-09, Marlene Barbaresco, esteve no evento e passou pelo treinamento dessa nova metodologia. “É um momento muito importante de qualificação que irá nortear o nosso trabalho”, reflete.
Marlene lembra ainda que os psicólogos que trabalham com idosos podem acessar a pesquisa realizada sobre o assunto no site do Crepop (clique aqui), apesar do prazo ter se encerrado.