Psicólogos lutam pela sede e por conselho próprio no Tocantins
Publicado em 19/12/2011 às 10h53 | Atualizado em 19/12/2011 às 10h53
- Publicado:
Entre as principais conquistas que trará o desmembramento do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09) em Conselho de Psicologia do Estado do Tocantins está a construção de sua sede própria. Para que isso aconteça, um importante passo foi dado. Um requerimento solicitando a doação de um terreno em área pública ao CRP-09 foi aprovado na Assembleia Legislativa tocantinense no dia 25 de outubro. A propositura foi do deputado estadual Marcelo Lelis (PV-TO).
O desmembramento em um conselho apenas do Tocantins é uma das metas de gestão do atual plenário “Pluralidades” do CRP-09. Entre os critérios para a criação do Conselho Regional de Psicologia está a sua autonomia administrativa e financeira. Sendo assim, a possibilidade de possuir uma sede própria favorecerá a aprovação pelo Conselho Federal de Psicologia do projeto de criação do Conselho Regional de Psicologia do Tocantins.
Ao justificar o requerimento, o parlamentar fala sobre o campo de atuação da Psicologia no Estado e como essa ação contribuiria com o trabalho dos psicólogos e assim, com o atendimento à sociedade tocantinense. “Atualmente existem no Estado quatro universidades (Palmas, Gurupi e Colinas e Araguaína) com curso de graduação em Psicologia, formando e inserindo anualmente nos campos de atuação cerca de 150 psicólogos”.
A coordenadora geral da seção de base em Palmas do CRP-09, Kathia Nemeth Perez, explica que, apesar da vitória, o caminho até a sede própria é longo. “Esse foi o primeiro passo, mas ainda temos muito trabalho pela frente”, enfatiza.
CRP-09 - A iniciativa de se elaborar o requerimento aconteceu após uma visita do presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, da vice-presidente, Sandra Valéria Nogueira, e da vice-coordenadora da seção de base, Mara das Neves, ao gabinete do deputado Marcelo Lelis. Ao compreender a importância da doação dessa área ao CRP-09, o deputado se comprometeu em ajudar os profissionais da Psicologia do Tocantins e apresentou o requerimento no dia 10 de outubro.
Últimas notícias
06/01/2025
17/12/2024