Psicologia Educacional é tema de entrevista com a psicóloga Alba Santana

Publicado em 18/01/2012 às 05h40 | Atualizado em 18/01/2012 às 05h40

  

 

 

 

 

 

 

 

Às vésperas do início do ano letivo, o CRP-09 traz uma reflexão sobre a importância da Psicologia Educacional para a sociedade. No ambiente escolar, esse profissional faz a diferença e traz benefícios diretos tanto aos estudantes como aos professores, funcionários e familiares.

Para falar sobre o trabalho do psicólogo educacional e  assuntos que permeiam a rotina escolar, o site do CRP-09 convidou a professora da área de Estudos Educacionais, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, psicóloga Alba Cristhine Santana. Ela é doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Trabalhou durante 20 anos na Educação Básica em Escolas de Goiânia como Professora, Coordenadora Pedagógica e Psicóloga Escolar/Educacional. Atua também na Educação Superior em cursos de graduação e pós-graduação como a  PUC/GO, a UEG e a UFG.

Confira:

Como o profissional da Psicologia pode contribuir no contexto escolar? E quais os reflexos positivos para a sociedade?

O objetivo da Psicologia Educacional é contribuir com o bom desenvolvimento do processo educativo e para isso é necessário uma atuação que envolva todos os participantes do contexto, professores, alunos, pais e funcionários. E ainda todos os fatores que constituem o processo educativo, abrangendo: o projeto pedagógico da escola (currículo, conteúdo, sistema de avaliação), o material didático, a infraestrutura, a gestão, etc.

Nessa perspectiva, o Psicólogo Educacional pode contribuir com a realização de variados projetos que visem melhorar o processo de ensinar e de aprender, de acordo com as necessidades específicas de cada escola. Por isso, é interessante que inicialmente o profissional faça uma análise diagnóstica da instituição juntamente com os demais profissionais, com o objetivo de levantar as prioridades de ação. Tais projetos podem incluir aspectos diferenciados do processo educativo, como:

- a melhoria das relações interpessoais no contexto escolar, relação entre professor e aluno, aluno e aluno, professor e pais, pois a qualidade de tais relações cria condições favoráveis ao processo de aprendizagem;

- a identificação e orientação de alunos com problemas ou dificuldades de aprendizagem, com o foco em um trabalho coletivo e colaborativo entre os alunos e o professor;

- a formação continuada dos professores, com a criação de espaços para estudo, reflexões e discussões sobre o processo de desenvolvimento humano e de ensino-aprendizagem;

- a orientação da família em relação aos aspectos que constituem o processo de aprendizagem e de desenvolvimento dos alunos;

- o estudo e a análise do projeto pedagógico da escola junto com os demais profissionais do contexto, considerando o currículo, o horário das aulas, o sistema de avaliação, o material didático utilizado, o procedimentos de ensino. O objetivo é buscar as melhores opções para favorecer o processo de aprendizagem dos alunos;

- a orientação dos funcionários da escola em prol do desenvolvimento humano, com ênfase nas formas de tratamento em relação aos alunos;

- temas relacionados ao processo de desenvolvimento dos alunos, como: orientação psicossexual, orientação vocacional/profissional, orientação de valores morais e éticos, orientação para cultura da paz, e outros que surgirem.

O desenvolvimento saudável e positivo da sociedade depende do desenvolvimento das pessoas que a constituem, e a educação é uma base fundamental para o desenvolvimento humano, portanto, qualquer ação que contribua com a qualificação do processo educacional implica em contribuição positiva à sociedade de modo geral. Assim, ao ajudar a pessoas a se relacionarem melhor com os outros, a compreenderem criticamente o mundo, a lidarem de forma positiva com os conflitos e com as próprias dificuldades, o resultado será uma sociedade melhor.

De que forma a Psicologia pode contribuir para a atuação do professor em sala de aula?

O Psicólogo Educacional pode contribuir com a atuação do professor em sala de aula ao desenvolver projetos que propiciem identificação e orientação em relação aos fatores que dificultam e facilitam o processo de aprendizagem dos alunos, como: dificuldades de aprendizagem, problemas de relacionamento interpessoal, questões relativas à ética e às regras disciplinares, dentre outras. Porém, é importante ressaltar que o trabalho do Psicólogo Educacional deve ocorrer de forma cooperativa e colaborativa com o trabalho dos Professores, pois a complexidade do processo educativo cobra uma ação interdisciplinar de todos os profissionais da Educação.

O contexto educacional enfrenta na atualidade uma série de dificuldades que comprometem a qualidade do processo ensino-aprendizagem, os professores e demais funcionários estão sobrecarregados de responsabilidades em relação à formação dos alunos que vão além da mera transmissão de conteúdos. E também a família encontra dificuldades para lidar com as contradições e os problemas gerados pela sociedade contemporânea. Dessa forma, a presença do Psicólogo Educacional como mais um profissional para contribuir com a escola e buscar alternativas para melhorias na Educação dos alunos é sempre bem vinda e necessária.

Atualmente se fala muito em bullying. Como o psicólogo pode ajudar os alunos a se relacionarem melhor? Pode-se dizer que é possível acabar com o bullying ou é um comportamento que vai sempre existir?

Que papel tem a família, os funcionários da escola e os professores no combate ao bullying e na sua prevenção?

A Psicologia é uma ciência que se dedica a estudar a subjetividade humana, abrangendo a inteligência, o comportamento e a capacidade das pessoas para lidarem com o outro e consigo mesmas. E a partir dessa ciência o psicólogo pode ajudar as pessoas a aprenderem a se relacionar melhor e no contexto escolar é o Psicólogo Educacional que poderá fazer essa contribuição.

O relacionamento entre as pessoas é sempre complexo, envolve múltiplos fatores, e dependendo dos valores éticos e morais de determinada cultura fica em evidência relações competitivas, com a presença de preconceitos e, consequentemente, de bullying. O contexto escolar é um espaço privilegiado para se trabalhar essas questões, pois é onde ocorre uma ação intencional e planejada de educação e formação humana, assim pode-se investir em discussões, reflexões e mudanças de pensamento e de atitude. E nesse tipo de trabalho tanto o Psicólogo Educacional pode contribuir de forma efetiva, quanto a participação de professores, funcionários e familiares é indispensável, afinal precisamos pensar no desenvolvimento de uma cultura da paz, na qual se prevaleça as relações cooperativas e solidárias.

O Psicólogo Educacional pode contribuir de maneira fundamental para o desenvolvimento da cultura da paz, que vai além de superar ações de bullying, mas implica em construir novos valores e produzir novas formas de relacionamento entre as pessoas. Uma ação que deve envolver toda a sociedade para alcançar bons resultados e uma transformação efetiva na qualidade de vida das pessoas. Esse trabalho pode ser alcançado por meio de projetos que promovam discussões e análises de comportamento, de valores, de diferenças, de preconceitos e, principalmente, de busca de formas alternativas para lidar com os conflitos e com as diferenças entre as pessoas.
 
Como a Psicologia Educacional atua no diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes com TDA e TDAH?

Inicialmente é necessário ter cuidado ao se falar de TDA e TDAH, pois se arrisca a criar rótulos e modismos para classificar comportamentos que podem ter causas diversas, inclusive relativas aos procedimentos de ensino utilizados ou às características do contexto sociocultural. São causas que ultrapassam os aspectos individuais e que não se reduzem a diagnosticar e tratar o indivíduo de forma isolada e descontextualizada. Antes de pensar em distúrbios de comportamento e/ou de aprendizagem, é preciso realizar uma análise diagnóstica da instituição e do processo educativo desenvolvido no contexto, somente após esse tipo de análise é possível identificar casos específicos de um ou outro aluno.

Ao identificar alunos com possível diagnóstico de TDA e TDAH, o Psicólogo Educacional pode fazer encaminhamentos para Psicólogos Clínicos, que juntamente com uma equipe interdisciplinar realizará o diagnóstico e o tratamento. Essa equipe interdisciplinar deve envolver, considerando cada caso, Psicólogos, Neurologistas e Fonoaudiólogos.

No espaço da escola o Psicólogo Educacional poderá atuar com orientações aos professores e aos alunos sobre os procedimentos mais adequados em relação às pessoas diagnosticadas com TDA e TDAH, destacando que o foco da ação é o grupo e o trabalho coletivo.

Enfim, a atuação do Psicólogo Educacional dependerá das especificidades e características de cada escola, pois a depender do contexto são criadas demandas diferenciadas. Os fenômenos que podem ser abordados pelo Psicólogo Educacional abrangem questões como bullying, distúrbios de comportamento e de aprendizagem, orientações aos profissionais da escola e à família, acompanhamento e orientação aos alunos, projetos que contribuam com o desenvolvimento humano no espaço escolar.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

CONTATO

 

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno

CEP 74.210-010 - Goiânia - Go


Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904


E-mail: gerenciageral@crp09.org.br


Horário de Funcionamento: 08h às 17h30

interagi