O conselheiro efetivo do CRP-09, psicólogo Eriko Netto de Lima, assume a vice-diretoria do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente em Goiás. Com histórico de atuação na área, o psicólogo fala, em entrevista ao site CRP-09, que essa cadeira é uma conquista de toda a categoria. Eriko destaca ainda os desafios e a atuação dos profissionais da Psicologia junto às crianças e aos adolescentes.
Ao assumir a vice-diretoria do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, qual o principal desafio que o senhor acredita ter no momento?
O principal desafio é mobilizar a sociedade para assumir o papel de agente socialmente responsável pelos direitos da criança e do adolescente, principalmente como indivíduos que possuem o direito de serem protagonistas de suas vidas, respeitando a Constituição Federal de nosso Estado Brasileiro.
Outro aspecto seria buscar junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário respaldo e apoio eficaz na execução efetiva do Estatuto da Criança e do Adolescente.
E aproveito para convocar os psicólogos do Estado de Goiás a participarem de forma efetiva das políticas públicas, com presença nas conferências e nos espaços de atuação. Essa cadeira pertence às psicólogas e aos psicólogos do nosso Estado, onde todos possuem voz e poder de decisão.
As questões drogas e violência são as principais preocupações que envolvem quem lida com a criança e o adolescente hoje?
Nosso objetivo é buscar junto ao poder público a efetiva aplicação das legislações vigentes, como, por exemplo, o SUAS e o Estatuto da Criança e do Adolescente, para assegurar o atendimento adequado a todos que necessitam.
Em que o profissional da Psicologia pode contribuir a frente de um Conselho como esse?
A contribuição da categoria é importante para auxiliar na fiscalização e orientação da sociedade referente às demandas emergentes da criança e do adolescente.
Sua experiência profissional está relacionada ao tema "criança e adolescente". Acredita que este seja um diferencial importante para agora atuar neste Conselho?
Essa cadeira é uma conquista de todos os psicólogos e psicólogas. Entre essa categoria, faço um lembrete e homenagem aos seguintes profissionais que sempre lutaram pelo Direito da Criança e Adolescente em nosso Estado: Psi. Joseleno; Psi. Sônia Margarida; Psi. Cida Alves; Psi. Railda; Psi. Mônica Café; Psi. Edilson; Psi. Valterci Vieira.