O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09) participou nesta quinta-feira (12/01) do 1º Simpósio da Construção da Rede de Saúde Mental de Piracanjuba (GO) ? responsabilidade intrassetorial e intersetorial. A intenção do evento era promover a articulação de toda a rede de assistência e saúde do município.
O presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, falou durante o simpósio sobre a importância de um trabalho sistematizado nessa área. “É uma ação psicossocial e por isso a presença do profissional da Psicologia é fundamental nesse processo multidisciplinar”, destaca.
Na ocasião, foi debatida a implantação de uma unidade de acolhimento transitório para crianças e adolescentes dependentes de álcool e outras drogas em Piracanjuba. A cidade será a primeira em Goiás a implantar esse projeto. A secretária municipal de Saúde, Carla Guimarães Alves, conta que a demanda de saúde mental é grande e complicada. “Por isso considero essa ação inovadora e corajosa de toda a equipe que ’comprou’ a ideia”, diz.
Os recursos para a implantação desse projeto vêm do Ministério da Saúde e a demanda atendida vai englobar outros municípios que integram a região de Piracanjuba ? cerca de 100 mil habitantes. De acordo com a gerente de Saúde Mental da secretaria estadual de Saúde, Luciana Santana, o Estado de Goiás apoia a implantação dessa unidade de acolhimento e ressalta a importância de ações como essa. “Goiânia também deve receber uma unidade semelhante a essa em breve”, informa.
Família ? a coordenadora do Caps de Piracanjuba, Ana Lourdes de Castro Schiavinato, explica que a unidade a ser implantada será de acolhida e não de internação. “Vamos usar esse dispositivo vinculado com a família. Serão 12 vagas para uma grande demanda e por isso esse caráter transitório”.