O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins (CRP-09) se reuniu com integrantes da Superintendência Política de Atenção Integral à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, na última semana, para tratar sobre possíveis parcerias relacionadas à saúde mental.
O presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, afirma que se essa iniciativa se concretizar será de grande importância para a Psicologia. “São parcerias importantes no sentido de formação dos psicólogos na área da Saúde e também para que possamos evoluir em questões de políticas públicas”, explica.
Durante o encontro, foi discutida a relevância do trabalho do psicólogo para a efetivação das políticas públicas relacionadas à saúde mental e ao álcool e outras drogas. Para a gerente de Saúde Mental da (Spais/SES), Luciana Aparecida Martins Santana, a categoria tem um importante papel na atenção ao usuário do SUS. E complementa: “sendo essencial que o mesmo (profissional) desenvolva-se não apenas técnico, mas também politicamente, de forma a contribuir para a diminuição dos estigmas e preconceitos envolvendo as pessoas com sofrimento mental, com transtorno mental e com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas”.
Seminário ? o presidente do CRP-09 levou ao conhecimento da SES a organização de um seminário de políticas pública, que deve acontecer nos dias 25, 26 e 27 abril. A gerência de saúde mental demonstrou interesse em apoiar a iniciativa e deve viabilizar o local para o evento.
Legenda:
Da direita para esquerda - psicóloga Fernanda Costa Nunes, psicólogo Wadson Arantes Gama, psicóloga Luciana Aparecida Martins Santana, psicóloga Helizett Lima e psicóloga Leila Maria Ribeiro Rodrigues.