A presença de um grande público marcou a mesa redonda “Dilemas do Século XXI ? DST/Aids, Álcool e outras Drogas e Violência no Trânsito”, que ocorreu nesta quinta-feira (1º), na sede do CRP-09, em Goiânia. Na coordenação da mesa estava o conselheiro-secretário Elias Rodrigues de Souza, ladeado pela diretora técnica do Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cecília Coelho Melo, e pela psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde e mestranda em Psicologia pela UNB, Helizett Santos de Lima.
A primeira expositora foi Helizett, que falou sobre “Álcool e outras drogas”. Ela destacou as políticas públicas que envolvem o tema e a importância das ações intersetoriais. “Para combater essa situação, é relevante a atuação de várias secretarias de forma conjunta”, destacou durante a palestra.
Em seguida, Ana Cecília falou sobre DST/Aids e apresentou uma pesquisa feita em 2008 sobre indicadores de atitudes e práticas em relação à DST. Ela explicou ainda sobre as mudanças que aconteceram desde que a Aids foi descoberta. “Antes o diagnóstico de HIV significava óbito. Hoje, com os medicamentos e retrovirais, a expectativa de vida é muito maior”, diz.
O conselheiro Elias, que preside a Comissão de Trânsito e Mobilidade Humana do CRP-09, falou sobre Violência no Trânsito.